Conquistar pelo próprio mérito

Quando ouço alguns pais dizerem que querem dar tudo que não tiveram para seus filhos, realmente fico muito preocupada. Se dermos tudo aos nossos filhos, o que vai sobrar para eles conquistarem?

Todos nós precisamos ter um objetivo, algo que nos mova. Temos a necessidade da conquista, para nos sentirmos bem, realizados, competentes. Quando dou tudo aos filhos, lhes tiro a oportunidade de ir à luta e conquistar por esforço próprio. Como eles vão desenvolver a confiança na capacidade deles se lhes facilitamos a vida ? Como eles vão aprender a lidar com as frustrações se lhes poupamos das dificuldades ?

Estou sempre lembrando aos pais que precisamos pensar no futuro de nossos filhos. Eles se tornarão adultos e como adultos terão que ter capacidades desenvolvidas para enfrentar os percalços que vão aparecer. Ninguém, além de nós pais, irá poupá-los das dificuldades e frustrações que ocorrem em nossas vidas todos os dias.

Sempre pergunto para as pessoas quantas vezes elas foram frustradas somente naquele dia e elas sempre me respondem : muitas. E, por um acaso, alguém desistiu, saiu correndo, largou para trás emprego, relacionamentos, família porque se frustrou? Se  não largou foi  porque aprendeu a lidar com fracassos, aprendeu a lidar com o fato que não podemos ter tudo que desejamos e queremos. E se aprendemos isto foi porque não fizeram todas as nossas vontades, não nos deram tudo que queríamos.

Quando damos tudo aos nossos filhos tiramos deles a oportunidade de conquistarem pelo próprio mérito. Tiramos a crença que eles são capazes de conquistar pelo próprio esforço. E qual o resultado disto? Pessoas que não acreditam em si mesmo, que sentem-se incapazes, inseguras, desistem frente ao primeiro fracasso,  tornam-se dependentes dos outros.

Acredito que nenhum de nós quer isto para os filhos. Então pense bem, quando você disser que quer dar tudo para o seu filho.

 

Deixe um comentário